sexta-feira, agosto 19, 2005

Será a Estrada de Santo Amaro o Melhor Caminho? (Português)



É fato que a criação e pavimentação de estradas sempre foi sinônimo de progresso. Locais isolados foram interligados a centros comerciais maiores, chegou luz, água encanada, produtos da cidade grande e caminhões trazendo no bojo a esperança de dias melhores. Porém, toda regra tem sua exceção. Todo progresso tem seu preço. A estrada traz com ela mazelas típicas das cidades grandes: acúmulo de lixo, pois a cidade anfitriã não está preparada para lidar com essa questão, ocasionando doenças; poluição sonora, visual; inchaço de bairros inteiros e a deterioração progressiva do meio ambiente., sem se falar de tantos outros problemas. Exemplos não faltam.

Eis a questão: construir ou não o pequeno trecho de 38 km de areia que liga Rosarinho, na margem da MA-402 (toda pavimentada e que liga São Luis a Barreirinhas, outra porta de entrada dos Lençóis Maranhenses) ao município de Santo Amaro do Maranhão, um santuário ecológico de imensuráveis riquezas, também outra porta dos Lençóis ainda mais preservada?

A verdade é que a estrada já está à porta de Santo Amaro. O que são 38 km de areia perto dos quase 160 km de lamaçal e piçarra que separavam o município da estrada asfaltada? As únicas “desvantagens” que vejo são o tempo gasto, que é um pouco maior até se chegar à Rosarinho e a falta de freqüência de toyotas, que ligam o município até a margem da BR. Mas isso se resolve com facilidade. Não são 60 minutos que os moradores podem ganhar com a pavimentação da estrada que a vida deles vai melhorar em muito. Se a população reclama de que o acesso é difícil por ser uma estrada onde só passam carros traçados, por que não se aumenta a freqüência de toyotas pelo local? Sugiro a criação de um grande Portal na entrada de Rosarinho , onde os carros de turistas ficariam estacionados e de onde se pegariam carros 4x4 até Santo Amaro.


Quem quiser ir com sua picape, paga uma taxa de entrada . Colocaria-se uma loja de conveniência e um posto de educação ambiental em que educadores instruiriam os visitantes com cuidados básicos em prol da preservação.



Novos empregos iriam surgir e impediriam-se que “farofeiros”, sem consciência ecológica, fossem visitar o local, deixando lixo e não gerando renda para o lugar pois, como vão e voltam no mesmo dia, geralmente trazem tudo de casa, sem consumir produtos locais. Ainda que a estrada fosse asfaltada, a população local (quem mais reivindica a estrada) não teria recursos para comprar veículos motorizados. Infelizmente, isso é um dado de realidade. Quem pode comprar um veículo, geralmente já o tem em forma de carro traçado. Afinal, para que e para quem é a estrada?


Um local como Santo Amaro do Maranhão, de imenso potencial turístico, de rara beleza, de locais ainda intocados pelo homem, não se pode dar ao luxo de ter esse pequeno trecho asfaltado sem ter em contrapartida um coerente mecanismo de proteção ambiental que possa gerar um verdadeiro progresso. O turismo, talvez a melhor alternativa de desenvolvimento para o município, (contanto que seja sustentável) tem nos atrativos turísticos a alma de seu negócio. É a perpetuação dos atrativos turísticos naturais que faz de Santo Amaro um local único, diferenciado, capaz de por si só gerar uma grande demanda. Quem é que vai querer se deslocar do interior de São José do Rio Preto, percorrer quilômetros e quilômetros de distância, trocar de avião, pagar uma soma alta em dinheiro, para ver uma beleza tão fantástica em estado de degradação? O charme é o caminho. São os obstáculos a vencer que fantasiam a mente dos visitantes.

É esse pequeno trecho, de acesso difícil, que separa Santo Amaro desse “ilusório progresso”. É o que faz de Santo Amaro o paraíso escondido dos Lençóis. É isso que separa Santo Amaro de um desenvolvimento desordenado, que gera especulação de terra, que polui, que destrói. É, portanto, a falta de estrada que trará progresso para Santo Amaro.

Entretanto, a não estrada também não é sinônimo de preservação e desenvolvimento. Um plano de desenvolvimento turístico sustentável é bem-vindo. Deve haver um Plano Diretor Urbano, apesar da pequena população local. Deve haver uma integração do turismo com outros setores da economia local, como por exemplo, a agricultura, extrativismo, setor pesqueiro, artesanato, para que essas atividades não deixem de existir e venham a pressionar o sistema turístico. É exatamente com o advento do turismo que a demanda por esses produtos aumenta. Evitam-se também os picos e baixos ocasionados pela sazonalidade turística. Uma arquitetura harmônica com a natureza local (feita com produtos da terra) não só não agride o ambiente como gera renda e empregos, pois cria um efeito multiplicador na economia local. O dinheiro da palha de buriti é vendida por seu Quincas à pousada de seu João que comprou um quilo de farinha da dona Maria, que comprou um quilo de pescado do seu Rodrigues que comprou uma dose de cachaça do seu Docas (uma dose, pois ninguém é de ferro. Que vá pro Santo, de preferência o Amaro) e assim por diante.

Enfim, é mais do que hora de se pensar em não se asfaltar essa estrada. A conscientização da população para esse imenso risco, bem como a participação de ONGs, universidades e cartas como esta, ajudam e pressionam os líderes locais a tomarem a decisão mais coerente: a do bom senso.

99 Comments:

At julho 06, 2006, Anonymous Anônimo said...

Olá, sou Leonel, brasileiro, oceanografo e morando a 13 anos na Catalunya (Espanha). Estou fazendo a minha tese de doutorado em cima de um municipio costeiro no Paraná,Brasil, chamado Guaraqueçaba. Lá tambem nao tem asfalto (80 Km), problemas graves com o IDH (uns dos menores do Parana, apesar que e uma Reserva da Biosfera da Unesco)) e existe fortes pressoes de setores economicos para que o governo estadual e federal construa uma rodovia. Eu estive lendo alguns articulos, principalmente um da Costa Rica, que os investigadores chegaram a conclusao que nao era sustentavel economicamente e ecologicamente fazer uma estrada asfaltada para o povoado ( que era um paraiso ...)porque, alem de "desestructurar" o povoado, os turistas iriam para lá e pasariam muito menos tempo. Resultado, circularia menos dinheiro e menos pessoas locais do povoado poderia exercer os seus direitos legitimos de interferir no futuro da regiao.
Bem, eu e um amigo catalao, estaremos fazendo uma viagem de bicicleta pela America do Sur, e começaremos em janeiro de 2007 por Sao Luis do Maranhao, passando pelo PN Lençois Maranhenses e talvez passemos por aí. Portanto vamos manter os contactos, ok?

Leonel Manso Vieira

 
At agosto 05, 2006, Anonymous Aline said...

Olá, eu sou a Aline estudante de direito e geografia em São Luís do Maranhao...gostei muito da sua tese e das suas colocações acerca de Santo Amaro! andei conversando com alguns moradores e eles desejam muito a construção da estrada mas nao fazem a mínima ideia dos estragos e os resultados que virão com ela. Pude observar um total descontrole do acesso às lagoas da gaivota e outras...tive a curiosidade de contar quantos carros de tração(Nissan´s) alugadas pra turistas... e contei muito mais de vinte...e ainda dizem que é proibido as toyotas circularem nos lençois... vários "farofeiros" ao redor da lagoa... observei o seu esforço de conscientizar os politicos, os moradores de Santo amaro..enfim...muito boa a sua inciativa! qualquer coisa entre em contado! queridinhaaa@hotmail.com

 
At dezembro 13, 2006, Anonymous Anônimo said...

Com certeza voce´só foi uma vez em Santo Amaro,Você tem dinheiro para chegar em Santo Amaro a hora que você quiser com seus carros 4x4.mais o pobre quando adoece em santo amaro,para poder levar para São Luis, é um verdadeiro sufoco,já aconteceu mulher passando mau de parto morrer na estrada porque demou muito sai do lamaçal até chegar na br,os produtores rurais para transportar seus produtos tem que ser nas costa de animais, imagine um sol de meio dia, o caboco tocando jumento naquela areia escaldante,talvez você nunca passou fome em sua vida,você sabe o preço do material de construção que chega em santo amaro, meu amigo é dobro da Capital,Opobre do Santo Amaro não tem dinheiro para comprar toyota, vocês tem e muito porisso sua opinião é esta,quero que você passe uma semana andando de santo amaro para a br, para você saber o que é bom para tosse.com certeza você visitou santo amaro no verão, dá uma voltinha no mês de maio, para ver como fica a estrada um verdadeiro lamaçal. os filhos de santo amaro querem sair da escuridão,não impessa com suas opiniões que isto não aconteça ,com certeza você vive numa sala com ar condicionado e só viaja de avião . um abarço e faça alguma coisa para ajudar santo amaro, não atrapalhe um sonho a se realizar.

 
At janeiro 05, 2007, Anonymous shyrlley dias said...

05/01/2007
falar de Santo Amaro é muito dificil, é uma cidade muito linda,maravilhosa!!
é um paraiso sou de lá com muito orgulho amo minha cidade Santo Amaro

 
At fevereiro 10, 2007, Blogger Comandante Genário Peixoto said...

Olá..ando pelos lençóis a mais de 10 anos e ainda não tive oportunidade de ir a Santo Amaro. Pesquisando no google earth encontrei uma pista de pouso muito estranha que está a 13 km em linha reta a leste de Humberto de Campos e que só tem um povoado próximo nas margens do rio. Mas nada perto de Santo Amaro que justifique aquela pista de pouso. Pelas medidas tem 1000 metros de extensão. VoCê que conhece bem Santo Amaro- você viu pista de pouso na cidade e sua localização? Acredito que neste mês de março irei até lá. Sou Piloto aposentado e tenho um grande carinho pela região. Grande abraço!
Comandante Genário Lins

 
At abril 11, 2007, Anonymous Anônimo said...

Photo from my Best weekend in this year ! ! ! ( phentermine )
Look it here :

I and my Girl or My friends girl

 
At junho 24, 2007, Blogger AMO SANTO AMARO-MA said...

olá, sou Paulo Ricardo de São Luis e viajo muito para Santo Amaro. Tenho parentes lá, e minha esposa é de lá também. Em questão da contrução da estrada tenho que entender os dois lados, quem visita Santo Amaro quando ouve falar em estrada pensa logo em poluição e degradação entre outras coisas, que é verdade, com isso santo amaro irá sumindo aos poucos como uns dos pontos turístico mais maravilhoso do mundo, pois o seu acesso será tão fácil que depois não terá nem graça ir em Santo Amaro e ficará só na lembrança o povo acolhedor as paisagens e rios maravilhosos, pois o homem é assim quando enjoa de uma "coisa" procura outra e o futuro vocês podem imaginar, mais quem mora lá pensa diferente, que a estrada trará melhoria à cidade pensando em deslocamento para São Luis entre outros lugares.
A questão dos moradores é que a estrada facilitará na locomoção de pessoas doentes para São Luis entre outros lugares e que trará desenvolvimento para a cidade.
Endendo os moradores pois convivo com uma filha de Santo Amaro e sei as dificudades do povo santoamarense, como fome, vestimenta, estudo, saude etc...
estou com tanta sudade, talvez irei em julho pois tenho trabalhado muito e estou meio sem tempo. estou feliz pois amo falar de Santo Amaro.
A solução seria à construção de um HOSPITAL COM MAIOR CAPACIDADE E FUNCIONARIOS CAPACITADOS E EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA ATENDIMENTO DE EMERGENCIA.
Santo Amaro é desenvolvido só que não aparentemente, pois é rico e tudo que lá é produzido deveria ser usado para seu desenvolvimento em todos os sentidos. Santo Amaro pode se desenvolver internamente basta a população querer, briguem pelos seus direitos, criação de HOSPITAIS de ESCOLAS, EMPREGO.
HOSPITAIS que possão atender aos povoados de BOA VISTA, COCAL, TRAVOSA, BETANIA, RIO GRANDE,...VOCÊS PODEM.

 
At julho 04, 2008, Anonymous Anônimo said...

DE : DR LUIZ EUFRASIO RIBEIRO FILHO
"A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA SÓ ACONTECE QUANDO EXISTE HARMONIA NAS PESSOAS QUE A INCLUEM NO UNIVERSO DA PAISAGEM. SOU MORADOR TEMPORARIO DE SANTO AMARO HÁ EXATAMENTE 10 ANOS, E JÁ CONHEÇO A HISTORIA DAQUELE POVO DE MODO MAIS CONSCIENTE.~A GRANDE MAIORIA TEM A FELICIDADE ESPAIRADA NO ROSTO DEVIO A PAZ QUE REINA NAQUELE LUGAR(há mais de 10 anos não há um homicido lá) NÃO HÁ ROUBOS,SÓ PEQUENOS FURTOS. O DESCRITO ACIMA HÁ SERIA SUFICIENTE PARA VIVEREM BEM? ACHO QUE NÃO!... POR OUTRO LADO A CIDADE CARECE DE UM MELHOR ACESSO(pois no inverno ou pleno verao é uma verdadeira odisseia circular com um doente , pessoa de idade avançada ou criancinhas nas estradas que lá existem).NA CIDADE QUASE NÃO EXISTE EMPRESAS E EMPREGOS, O CUSTO DA ALIMENTAÇAO E MATERIAL DE CONSTRUÇAO É 40% MAIOR QUE EM QUALQUER OUTRA CIDADE DEVIDO O DIFICIL ACESSO. A PRODUÇAO AGRICOLA DO MUNICIPIO QUASE NÃO EXISTE POIS A SUAS TERRAS SAO INFERTEIS/ARENOSAS. A GRANDIOSA MAIORIA DA POPULACAO VIVE DA PESCA ARTESANAL/DE SUBSISTENCIA OU DO SALARIO DE UMA PESSOA IDOSA DA FAMILIA QUE ESTEJA APOSENTADA. POR FAVOR,AJUDEM A MELHORAR AS CONDIÇOES DE VIDA DO POVO "QUE APESAR DE TUDO" É MUITO FELIZ NA CIDADE DE SANTO AMARO((CIDADE SANTUARIO ENCRAVADA NO CORAÇAO DOS LENÇOIS MARANHENSES)). NA MINHA OPINIAO SINCERA E INTELIGENTE , A CIDADE MERECE UM MELHOR ACESSO(construçao de uma estrada bem pavimentada e que chegue somente até uns 6 kms da sede, esta distancia funcionaria como um filtro para as coisas ruins do progresso e manteria a cidade bonita, preservada e com seu povo mais proximo de outros centros urbanos. até o turismo controlado aumentaria a renda dos moradores da regiao. e resolveria grande parte dos problemas acima citados. JERICOACARA AINDA HOJE TEM MISTICA NO LITORAL CEARENSE E PARA TODO O MUNDO, DEVIDO O ACESSO RESTRITO E ORGANIZADO DOS SEUS VISITANTES."

 
At setembro 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Oi,sou de santo amaro e amo esse lugar de paixao, moro em sao luis mas meus pais vivem ate hoje nesse lugar maravilhoso.O que falta em santo amaro e um bom administrador
independente de com estrada ou sem estrada porque a cidade esta nas maos de pessoas totalmente erradas que so pensam neles.
So as pessoas que moram la, e as mas necessitadas,e que sabem as dificuldades para chegar ate a capital.

 
At setembro 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Oi,sou de santo amaro e amo esse lugar de paixao, moro em sao luis mas meus pais vivem ate hoje nesse lugar maravilhoso.O que falta em santo amaro e um bom administrador
independente de com estrada ou sem estrada porque a cidade esta nas maos de pessoas totalmente erradas que so pensam neles.
So as pessoas que moram la, e as mas necessitadas,e que sabem as dificuldades para chegar ate a capital.

 
At setembro 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Oi,sou de santo amaro e amo esse lugar de paixao, moro em sao luis mas meus pais vivem ate hoje nesse lugar maravilhoso.O que falta em santo amaro e um bom administrador
independente de com estrada ou sem estrada porque a cidade esta nas maos de pessoas totalmente erradas que so pensam neles.
So as pessoas que moram la, e as mas necessitadas,e que sabem as dificuldades para chegar ate a capital.

 
At setembro 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Olá,sou de Santo Amaro,amo esse lugar de paixao moro em Sao Luis, mas meus pais moram ate hoje em Santo Amaro. O que esta faltando realmente nesse lugar maravilhoso que todos admiram e acham o paraiso, è uma boa administraçao, com estrada ou sem estrada. Porque atè hoje esse lugar lugar tao lindo e pacato nao teve sorte, todos que estao no poder so pensam neles infelizmente. So quem sabe as verdadeiras dificuldades e quem mora la principalmente os mais necessitados.Por favor autoridades nao acabem com nossa cidade.
Esse e o meu apelo.

 
At setembro 02, 2008, Anonymous Anônimo said...

Olá,sou de Santo Amaro,amo esse lugar de paixao moro em Sao Luis, mas meus pais moram ate hoje em Santo Amaro. O que esta faltando realmente nesse lugar maravilhoso que todos admiram e acham o paraiso, è uma boa administraçao, com estrada ou sem estrada. Porque atè hoje esse lugar tao lindo e pacato nao teve sorte, todos que estao no poder so pensam neles infelizmente. So quem sabe as verdadeiras dificuldades e quem mora la principalmente os mais necessitados.Por favor autoridades nao acabem com nossa cidade.
Esse e o meu apelo.

 
At outubro 15, 2008, Anonymous Jesus Aguiar said...

Sou, Maria de Jesus Aguiar, santoamarense de nascimento e de coração, cresci correndo nas dunas e tomando banho nas lagoas azuis. Tenho medo que esse paraíso desapareça, minha contribuição com esse belo lugar é conscientizar as pessoas de que as estradas devem ser somente melhoradas e não asfaltadas.

 
At outubro 15, 2008, Anonymous Jesus Aguiar said...

Sou, Maria de Jesus Aguiar, santoamarense de nascimento e de coração, cresci correndo nas dunas e tomando banho nas lagoas azuis. Tenho medo que esse paraíso desapareça, minha contribuição com esse belo lugar é conscientizar as pessoas de que as estradas devem ser somente melhoradas e não asfaltadas.

 
At dezembro 24, 2008, Blogger Vagner said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At dezembro 24, 2008, Blogger Vagner said...

sou Vagner Staut e sou comerciante no interior de São Paulo. A estrada asfaltada até Santo Amaro é um direito do cidadão porque vai trazer progresso à região e melhoria na qualidade de vida de sua população. Com ela virá o progresso com a exploração profissional do turismo local, através da iniciativa privada, mola propulsora do progresso e esteio de nosso sistema econômico. Impedir seu acesso se assemelha a isolar índios nas suas tribos em estado de miséria e tão comum neste Brasil imenso. Há que se tomar as medidas necessárias para que esta exploração seja auto-sustentável e que beneficie os habitantes locais principalmente. Mas sem estrada vai continuar a ser um local miserável, com IDH vergonhoso,apesar de maravilhoso do ponto de vista ambiental. Quem não quer o progresso da região fala de gabinetes com ar condicionado, como escreveu logo aí em cima um anônimo, num português trôpego mas contundente. Reserva ecológica é para bicho e mato, não para ser humano. Vou para esta região em meados do ano que vem com propósito de me mudar para lá. Sou também facilitador do Sebrae e creio que posso ser útil ao povo de lá que, tenho certeza, é maravilhoso na sua simplicidade e bondade que emana de Deus aos bons de coração.

 
At dezembro 29, 2008, Anonymous CARLOS GUILHERME said...

SOU CARLOS GUILHERME, NATURAL DE SANTO AMARO DO MARANHÃO, MORO EM SAÕ LUIS ONDE ESTUDO E TRABALHO.

FALAR DE SANTO AMARO TEM SIDO SEMPRE UMA COISA NÃO MUITO FÁCIL POIS É PREOCUPANTE VER UMA CIDADE QUE POSSUI UM RIQUEZA IMCOMPARÁVEL TOMARA UM RUMO QUASE QUE INCERTO.

O ACESSO PRA SANTO AMARO TEM MELHORADO, FICOU MAIS RÁPIDO PORÉM COM ISSO A CIDADE NÃO APENAS GANHA.

AINDA NÃO HÁ EM SANTO AMARO UM PROGRAMA DE CONCIENTIZAÃÇO ECOLÓGICA, NÃO HÁ CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DA CIDADE E NADA QUE INSTRUAM CRIANÇAS E ADOESCENTES A NÃO SER INFLUENCIADOS PÓR ESTRANHOS QUE ALÍ CHEGAM. A JUNVENTUDE DE SANTO AMARO PRECISA DE INCENTIVO PRA FAZER VALER A PRESERVAÇÃO DA CIDADE, TANTO ECOLÓGICA QUANTO SOCIAL.


A ESTRADA PRA SANTO AMARO SÓ VAI PREJUDICAR MAIS AINDA A CIDADE.


CARLOS GUILHERME

carlosgui2006@hotmail.com

 
At dezembro 29, 2008, Anonymous CARLOS GUILHERME said...

SOU CARLOS GUILHERME, NATURAL DE SANTO AMARO DO MARANHÃO, MORO EM SAÕ LUIS ONDE ESTUDO E TRABALHO.

FALAR DE SANTO AMARO TEM SIDO SEMPRE UMA COISA NÃO MUITO FÁCIL POIS É PREOCUPANTE VER UMA CIDADE QUE POSSUI UM RIQUEZA IMCOMPARÁVEL TOMARA UM RUMO QUASE QUE INCERTO.

O ACESSO PRA SANTO AMARO TEM MELHORADO, FICOU MAIS RÁPIDO PORÉM COM ISSO A CIDADE NÃO APENAS GANHA.

AINDA NÃO HÁ EM SANTO AMARO UM PROGRAMA DE CONCIENTIZAÃÇO ECOLÓGICA, NÃO HÁ CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DA CIDADE E NADA QUE INSTRUAM CRIANÇAS E ADOESCENTES A NÃO SER INFLUENCIADOS PÓR ESTRANHOS QUE ALÍ CHEGAM. A JUNVENTUDE DE SANTO AMARO PRECISA DE INCENTIVO PRA FAZER VALER A PRESERVAÇÃO DA CIDADE, TANTO ECOLÓGICA QUANTO SOCIAL.


A ESTRADA PRA SANTO AMARO SÓ VAI PREJUDICAR MAIS AINDA A CIDADE.


CARLOS GUILHERME

carlosgui2006@hotmail.com

 
At fevereiro 18, 2009, Anonymous Anônimo said...

olá sou joelma solteira sou santo amarense de coração e quanto a estrada não sou a favor porque do jeito que esta vai muito bem creio eu que todo santoamarense tambem não queram,creio eu que alguns politicos de la devem manter uma prevenção desde já quanto os manaciais dos rios,hoje podemos observamos em santo amaro desde a estrada ate na cidade há uma grande quantidade sacos e garafas plasticas a prefeitura ate no exato momento ainda não se manifestou.quanto esses poluentes que são os plasticos e uma realidade quanto os plasticos e residuos deixados pelos turistas..

 
At março 25, 2009, Blogger Vagner said...

sempre que se vai abrir uma rodovia, é necessário fazer um chamado EIA-RIMA, ou seja, estudo de impacto ambiental-Relatório de impacto sobre o meioambiente, que considera todos as implicações advindas da medida, inclusive as sociais. Então é necessário uma ação concreta no sentido de se adequar as comunidades atingidas à nova realidade nos seus múltiplos aspectos, como educação ambiental, infraestrutura de coleta e descarte de lixo, aparato de segurança pública, saúde e etc.. O que não se pode, a meu ver, é condenar uma comunidade a um isolamento que é fictício, uma vez que seus habitantes recebem informações dos meios de comunicação igualmente aos dos grandes centros, e são tratados como índios em reserva, condenados a pagar tudo mais caro, arriscar suas vidas por falta de transporte de urgência, enfim fadados a uma qualidade de vida muito inferior a outras cidades dotadas de boa infraestrutura de transporte e comunicação.

 
At julho 14, 2009, Anonymous CARLOS GUILHERME said...

SOU CARLOS GUILHERME, NATURAL DE SANTO AMARO DO MARANHÃO, MORO EM SAÕ LUIS ONDE ESTUDO E TRABALHO.

FALAR DE SANTO AMARO TEM SIDO SEMPRE UMA COISA NÃO MUITO FÁCIL POIS É PREOCUPANTE VER UMA CIDADE QUE POSSUI UM RIQUEZA IMCOMPARÁVEL TOMARA UM RUMO QUASE QUE INCERTO.

O ACESSO PRA SANTO AMARO TEM MELHORADO, FICOU MAIS RÁPIDO PORÉM COM ISSO A CIDADE NÃO APENAS GANHA.

AINDA NÃO HÁ EM SANTO AMARO UM PROGRAMA DE CONCIENTIZAÃÇO ECOLÓGICA, NÃO HÁ CONTROLE DE ENTRADA E SAÍDA DA CIDADE E NADA QUE INSTRUAM CRIANÇAS E ADOESCENTES A NÃO SER INFLUENCIADOS PÓR ESTRANHOS QUE ALÍ CHEGAM. A JUNVENTUDE DE SANTO AMARO PRECISA DE INCENTIVO PRA FAZER VALER A PRESERVAÇÃO DA CIDADE, TANTO ECOLÓGICA QUANTO SOCIAL.


A ESTRADA PRA SANTO AMARO SÓ VAI PREJUDICAR MAIS AINDA A CIDADE.


CARLOS GUILHERME

carlosgui2006@hotmail.com

 
At setembro 12, 2009, Anonymous Anônimo said...

O FUTURO DE SANTO AMARO COM A CHEGADA DA ESTRADA, SERÁ O FIM DA TRANQUILIDADE DO ACONCHEGO DA PAZ QUE POR ENQUANTO AINDA REINA NAQUELE PEDAÇO DE PARAÍSO. COM CHEGADA DA ESTRADA, VIRÁ O EXCESSO DA TURISTAS, AVENTUREIROS, MALOQUEIROS, LADRÕES E PESSOAS MAL INTENCIONADAS. COM ISSO CAROS AMIGOS QUE LUTAM PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, VAMOS FAZER UMA GRANDE CAMPANHA PARA QUE SANTO AMARO NÃO TORNE UM PROXIMO RIO TIETE DA VIDA. VAMOS PARAR HIPOCRISIA DE DIZER QUE A ESTRADA VIRÁ TRAZER BENEFICIOS. QUE SEJAM BEM VINDOS OS TURISTAS BEM INTENCIONADOS ECOLOGICAMENTE.

 
At setembro 14, 2009, Anonymous Dani said...

Olá pessoal, estive em Santo Amaro mês passado e fiquei realmente impressionada com a beleza do local, mas em especial com a pureza dos habitantes. Foi uma experiência única estar em contato com essoas tão maravilhosas, de coração do tamanho do mundo, como há muito não encontrava.
De fato é muito complicada a criação de uma estrada, tive a oportunidade de conhecer também Barreirinhas (a parte mais conhecida dos Lençois), uma cidade já totalmente prejudicada pelo crescimento desordenado do turismo, temo que o mesmo ocorra em Santo Amaro, porquê quem garante, que mesmo com a construção da estrada, a população vai ter acesso as cidades maiores na hora de uma emergência??? Atualmente pelo que soube, as pessoas que precisam de atendimento médico, são obrigadas a pagar por um carro, da propria Prefeitura ou então ainda contribuir com a GASOLINA?!! Imagine então depois da estrada asfaltada o que esses politicos que só pensam no chamado "desenvolvimento" vão querer cobrar destas pessoas, que já não têm dinheiro para nada, simplesmente vão querer que estas arquem com as despesas das obras aumentando impostos e permitindo que entrem na cidade empresas ricas que ofereçam mixarias para a compra de terrenos que depois transformariam-se em "resorts", e aí já viu...Era uma vez Santo Amaro...
As pessoas são o maior tesouro de SA, só que elas são puras e incocentes,fiquei sabendo de casos BÁRBAROS de guias mirins que foram escandalosamente enganados, explorados e até roubados por turistas mal intencionados. Isso me impressionou muito, como as pessoas poder ser tão MÁS a ponto de enganar crianças, o que não fariam com o resto da população????
Temos que tomar muito cuidado na discussão desse assunto.
Fica aqui dado meu recado, a quem interessar possa para que a cidade mais linda que já conheci possa continuar sendo preservada de tal forma.
Obrigada.

 
At setembro 15, 2009, Anonymous Anônimo said...

Meu nome é Maria de Fátima Bruzaca Abrahão, nasci em Santo Amaro, moro em Sao Paulo há quase 40 anos, meu pai com 90 anos mora lá. Todo o ano passo minhas férias em Santo Amaro e quando me aposentar irei morar nesse Paraiso e talvez viver mais de 100 anos, pela pureza, tranquilidade e qualidade de vida que se tem, por isso, sou contra a construção de estrada, pois acabrá com a paz que tem naquele lugar e a natureza será destruida, pois o ser humano nao sabe apreciar as maravilhas que Deus fez e sim depreciar.

 
At novembro 05, 2009, Anonymous FSM said...

Olá, autoridades de Santo Amaro, qto as estradas isso é um problema a menos, o que vcs tem que se preocupar de verdade é com a saude desse lugar, que as pessoas estão morendo por falta de socorro.
O medico q existe lá é só de enfeite pro lugar, aliás acho que nem pra isso serve pq ele ñ fica lá.
SANTO AMARO PEDE SOCORROOOOOOOOOOOOOOOOOURGENTE

 
At fevereiro 02, 2010, Anonymous Anônimo said...

CAMBADAS DE HIPÓCRITAS E IGNORANTES DESINFORMADOS SÃO AQUELES QUE ACHAM QUE A ESTRADA VAI MELHORAR A VIDA DO POVO DE SANTO AMARO. PELO CONTRARIO VOÇES NÃO TEM IDEIA DO QUE PODE SE TRANSFORMAR SANTO AMARO COM A CHEGADA DA ESTRADA. PROCUREM PESQUISAR NO IMPACTO QUE A CIDADE IRÁ SOFRER, DEPOIS NÃO TEM COMO VOLTAR ATRÁS, AINDA ESTÁ EM TEMPO DE DIZER NÃAAAAAAAOOOOOOOO A ESTRADA....

 
At fevereiro 19, 2010, Blogger Vagner said...

caro anônimo(!): para começar, ponha a cara para bater, não tenha medo de defender suas ideias num espaço democrático destes. Afinal, cambada de hipócrita é quem se esconde no anonimato, atira pedra e sai correndo, feito moleque. Por vc o povo de lá deveria viver numa reserva fechada, sem acesso às facilidades do mundo, feito índio. Não adianta: o progresso fatalmente virá, não tem como barrar. Então que se faça direito, a bem da preservação dos bons valores que este povo tem mesmo correndo os riscos que o contato com a "civilização" fatalmente trarão.
Vagner Staut

 
At fevereiro 22, 2010, Anonymous Anônimo said...

Povo de Santo Amaro, vocês tem percebido quantas pessoas tem aparecido AGORA que o lugar foi descoberto como o novo pólo turístico e se dizem preocupados com o desenvolvimento do município.
Eu vou dar a cara a bater e quero discutir frente a frente na hora certa.
Vocês que estão falando em impacto ambiental, eu continuo dizendo, parem de ser hipócritas e deixem o povo de Santo Amaro em paz.
Em que país você vive ?! Se neste carnaval de 2010, sem a estrada, Santo Amaro se transformou em um verdadeiro caos, principalmente com os dejetos que foram jogados no rio !! Vocês acham que com a construção da estrada a cidade terá infra-estrutura suficiente para suportar o triplo do número de habitantes da cidade?! Eu continuo dizendo PAREM cambada de demagogos que não tem a mínima noção do oque irá se transformar Santo Amaro, NÓS NÃO PRECISAMOS DA OPINIÃO DE VOCÊS ! Santo Amaro nunca precisou da opinião de FALSOS salvadores da pátria, e não vai ser agora que irá precisar !!!
Se você quiser discutir frente a frente diga a data que estará em Santo Amaro que eu irei ao seu encontro. DIGA NÃO A ESTRADA !!!!!!

 
At março 27, 2010, Anonymous Anônimo said...

é triste observar uma população humilde e hospitaleira, acostumada a "esperar o tempo passar", desde que eleja seus representantes supostamente para lhes defender seus interesses públicos. uma população que deveria estar sendo beneficiada com "royaltees" do petroleo e gas natural abundante na região, além da renda deixada pela industria do turismo por ser o local mais atraente dos "lençois maranhenses", tudo isso gerando trabalho, e renda capaz de melhorar os atuais e vergonhosos indices de desenvolvimento humano medidos sobre 85% da população santoamarense do maranhão. afirmamos isto quanto temos um vasto conhecimento baseado em tecnologia de ponta, sobre este economicamente estrategico municipio criado pelos jesuitas no sec XVII. (movimento democrata livre de são luis, e-mail: frecom_tp@hotmail.com)

 
At julho 29, 2010, Anonymous Anônimo said...

olá meu nome é maria jose santos oliveira sou natural de santo amaro, tem 40 anos que sair desta cidade e perdir completamente o contato com meus familiares, gostaria de saber como chegar a santo amaro... serar que poderia me ajudar aguardo retono.Email:irisnunescarvalho@yahoo.com.br

 
At agosto 19, 2010, Blogger Natyleen said...

Olá, sou Natalia Santana e li o seu documentário: "Será a Estrada de Santo Amaro o Melhor Caminho? (Português)". Minha opinião e igual a sua santo amaro é um santuário ecológico, vinha vida e de estar sempre em Santo Amaro amo aquele lugar como se fosse parte de mim e a construção de uma estrada ali seria definitivamente o fim de uma beleza natural sem igual... A população é maravilhosa, mais se essa estrada for deita eles não vão saber lida com a entrada e saida de turistas, a maior parte da população vive da pesca, outros do comércio e outros do transporte de pessoas para santo amaro... vai tira de uma parte da população o seu sustento, ja tive varias provas disso quando passei 6 meses morando lá... Existem pessoas que entram em Santo Amaro de carros 4X4 e levam tudo, barracas,comidas e bebidas e não vão direto para as dunas colocando seu carros em cima da dunas coisa q é proibida, vão embora e não deixam nada na cidade além de lixo... Devia ser feito um projeto pra poderem fazer essa estrada se fizerem so por fazer iram destruir um paraíso sem igual... bjos

 
At novembro 21, 2010, Anonymous Anônimo said...

Dê sua opinião à respeito da estrada.

 
At novembro 21, 2010, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de saber como é que o Dr. Eufrásio fez para cercar e na sequência construir uma CASA na parte que pertence a ilha grande, pois pelo que estou sabendo êle teria comprado apenas à area que pertencia a Família do Amancio.

 
At novembro 21, 2010, Anonymous Anônimo said...

Alguém sabe informar a quem pertence um terreno que fica localizado na beira do rio, entre o assis e chico moura do lado do beco. Será que está a venda?

 
At janeiro 02, 2011, Anonymous Anônimo said...

Não conheço St. Amaro, mas a pobreza que existe lá existe em todo o Maranhão, o estado mais pobre do Brasil, e tem trouxa que continua votando nos candidatos do grupo Sarney, alguns tem o argumento ridículo de que os políticos de oposição são piores ainda, então ok, convivam com isso.

 
At janeiro 03, 2011, Anonymous Anônimo said...

O terreno que fica na beira do Rio vizinho da casa do assis, é do Orlando filho do João Abrahão. parece que está à venda. Segundo comentários êle está pedindo 300.000,00 (Trezentos Mil Reais).

 
At janeiro 14, 2011, Anonymous Anônimo said...

ESTRADA PRA QUE?ASSIM TA BOM DEMAIS.O PREFEITO TEM É QUE ADMINISTRAR O DINHEIRO DA PREFEITURA MELHOR E LARGA DE GASTAR EM BENEFÍCIO PROPRIO.QUE TÁ CONSTRUIR UMA PISTA DE POUSO NO MUNICIPIO.HEN!SENHOR PREFEITO"CHICO MOURA".

 
At março 13, 2011, Anonymous Anônimo said...

Fiquei sabendo que o deputado genro do ronald sarney está querendo verbas para asfaltar a estrada até Santo Amaro. Caros amigos e conterrâneos Santoamarenses peço encareçidamente que façam tudo para este NOBRE deputado não consiga esta VERBA, pois voçes já imaginam o que irá acontecer, simplesmente a metade desta verba sumirá. PEÇO pelo de Deus não vamos permitir que esse novo salvador da patria se torne o prósimo prefeito de Santo Amaro. conto com colaboração de todos...

 
At março 13, 2011, Anonymous Anônimo said...

Fiquei sabendo que o deputado genro do ronald sarney está querendo verbas para asfaltar a estrada até Santo Amaro. Caros amigos e conterrâneos Santoamarenses peço encareçidamente que façam tudo para este NOBRE deputado não consiga esta VERBA, pois voçes já imaginam o que irá acontecer, simplesmente a metade desta verba sumirá. PEÇO pelo Amor de Deus não vamos permitir que esse novo salvador da patria se torne o próximo prefeito de Santo Amaro. conto com colaboração de todos...

 
At março 28, 2011, Anonymous Anônimo said...

Pelo amor de Deus, nao deixem que essa pessoa non grata, faça besteira em nosso Paraiso, pois se a Estrada chegar até Santo Amaro, pode-se dizer adeus ao Paraiso, pois os farofeiros, maloqueiros, etc. tal, vao destruir esse lugar maravilhoso, pois vao sair da terra deles para deixar a sujeira em nosso querido Santo Amaro. Nao vamos permitir que pessoas da cidade administrem nosso querido e velho Santo Amaro, pois quem deve decidir pela Estrada nao é o povo de fora e sim nossos irmãos santamarenses que vivem nesse lugar que é uma miragem. Atençao: TUBA onde vc estar, CABELUDO, onde vc está, MANÉ BIQUINHO, onde vc está, COLÓ, onde vc está PIPITA, cd vc, , lutem para que a Persona nao grata,m nao interfira em uma cidade que ele somente tem interesses politricos. Essa página nao cabe todos que eu quero falar, mas se alguém gritar em nome do povo santamarense, essa idéia nao vingará. Conto com vcs para impedir essa grande asneira

 
At abril 09, 2011, Anonymous Anônimo said...

Nao moro em Santo Amaro, mas conheço esse lutar desde que nasci e todo ano passo férias lá, vamos nos unir povo de Santo Amaro e nao deixar pessoas que tem somente interesse político fazer o que bem entender dessa maravilha, pois nem na cidade mora e somente pensa no bem estar deles (familia non grata Sarney) """"""fora, fora fora"""". Nao vamos entregar nosso querido Santo Amaro nas mãos de estranhos.

 
At abril 25, 2011, Anonymous Anônimo said...

Estive recentemente com minha esposa em Santo Amaro a convite de um amigo morador de lá ,fiquei encantado com a beleza do lugar e a primeira coisa que me veio a cabeça quando soube da reinvidicação de parte da população querendo uma estrada asfaltada até a cidade , foi a lembrança de como era uma cidadezinha chamada AJURUTEUA no Pará ,antes da contrução de uma ponte de acesso a cidade, era exatamente como Santo Amaro , para onde voce olhasse via beleza e alegria na simplicidade das coisas,hoje me entristece ao ver quanta sujeira espalhada na cidade por turistas irresponsaveis , os jovens envolvidos com drogas, furtos para sustentar o vicio , brigas, prostituição , na minha ultima visita, vi muitos jovens tatuados com o cabelo amarelo , outros verde , azuis pedindo dinheiro de mesa em mesa para os turistas ;No meu ponto de vista ha outras maneiras, menos danosas para a cidade, de resolver o problema , e todas elas o principal agente é o gestor da cidade que tem que se cercar de pessoas com idéias e vontade de trabalhar em assuntos de interesse da comunidade . Estou com o firme propósito de entrar nesta briga , se tudo der certo ainda este ano estarei dando minha contribuição objetiva parta o municipio .

 
At maio 01, 2011, Anonymous Anônimo said...

Muito bom o seu comentário a respeito de Santo Amaro. Amigo pode contar comigo nesta empreitada, pois precisamos mostrar para a população que a estrada tem que continuar do jeito que está.

 
At maio 19, 2011, Anonymous Anônimo said...

"acorda seu prefeito, pelo menos compareça na Prefeitura", nao dê milho ao bode", ou seja, nao dê motivos para o adversário falar, pois sem fazer nada de errado já falam, imagina se omitir-se com o povo.

 
At maio 20, 2011, Anonymous Jarbas Magave said...

È notorio as necessidades dos moradores de Santo Amaro na area da saúde, saneamento básico, transporte, educação ambiental,entre outros. Todas estas necessidades terão que ser sanadas ,porem ,é imperioso que as soluções encontradas comsiderem de igual importancia a preservação do ambiente como um todo , pois como já li em um texto acima , é fato que grande parte da população, não faz idéia o que seguramente virá de pérnicioso, danoso, ruim para população, com a implantação de mudanças ou projetos que não sejam precedidos de estudos sérios, de impáctos ambientais ; Sabemos tabem que é impossivel deter o progresso e as mazelas que vem a reboque, no entanto, podemos retardo-lo para nos dar tempo de ver oque realmente é bom, e o que não é bom para o municipio, não precisamos cometer os mesmos erros de outros municipios , vamos aprender com os erros dos outros e tirar proveito disto para que a população seja beneficiada.

( Jarbas da Costa magave )

 
At agosto 13, 2011, Blogger Artilharia Anti-Sarney said...

NOTICIAS que vcs lerão apó a chegada de estrada asfaltada em Santo Amaro do Maranhão:
1)"Lagoa da Gaivota imprópria para banhos - Hepatite"....
2)"Rio Alegre com alto indice de coliformes fecais"....
3)"Prostituição infantil em Santo Amaro do Maranhão é alarmante"...
4)"Motorista bebado atropela e mata criança de dois anos em Santo Amaro do Maranhão"
5)"Preso em Santo Amaro do Maranhão traficante do Comando Vermelho"

 
At agosto 26, 2011, Anonymous Anônimo said...

com certeza, se a estrada chegar, o que acontecerá em santo amaro, serão essas noticas que esse amigão postou, lagoa da gaivoga imprópria para o banho, prostituição infanti, rio impróprio para o banho e a água para o consumo, porque amaioria toma água do rio e sem a estrada já está sujo, imagina se construirem. No rio,é lavado cavalos, jumentos, carros, jogado camisinhas e outros tipos de sujeira, que somente eu, que vou em santo amaro uma vez por ano enxerguei, o Secretário do Turismo nunca viu isso e nuncsa viu nenhum animal morto proximo do rio em que os turistas e mesmo os moradores passam. Senhor Secretário, quando ocorrer isso, pelo menos retire-o e enterre em local seguro para nao contaminar aágua tão preciosa para todos.Pelo menos uma fez por ano, faça limpeza no rio que está secando de tanta sujeira.A população de Santo Amaro, agredece essa limpeza.

 
At novembro 02, 2011, Anonymous romulo pereira said...

não tenha duvidas de que as noticias postadas acima farão parte do cotidiano de santo amaro,infelizmente o asfalto não vem sozinho,o paraizo corre risco sim!

 
At novembro 14, 2011, Anonymous Anônimo said...

Meu pai nasceu em Santo Amaro. Trabalhou muitos anos em São Luís e, após se aposentar resolveu voltar para Santo Amaro com a minha mãe. Digo a ele que tenho inveja, pois moro em São Luís e estou saturado do trânsito que a cada dia fica pior. Tem um lugar no Ceará chamado Jericoacoara. Acho que os exemplos dessa cidade deveriam ser mostrados ao povo de Santo Amaro. Para chegar lá precisa-se ir pela praia, com duas travessias de balsa. São cerca de duas horas para chegar lá. As ruas de "Jeri" são areia, não há asfaltamento nem paralelepípedos. E há muitos turistas. Alguns dos seus moradores são estrangeiros. Conheci um argentino, que é morador, e disse que não tinha vontade de sair por causa da tranquilidade que a cidade porporcionava. É uma cidade limpa, preservada e estruturada. Em Santo Amaro, os caminhos que ainda existem de areia, aqueles que dão acesso ao rio, estão cheios de caco de vidro. As margens do rio estão cheias de lixo. Uma vez, quando estava no rio com a minha família, uma garota, acho que tinha uns 17 anos, fazia a sua atravessia à pé, e quando chegou no meio do rio jogou uma embalagem de biscoito. Não há coleta de lixo na cidade, não há hospitais estruturados. O que falta, na verdade, é uma boa administração. Falta educação e conscientização ao povo que é necessário preservar. Querem tornar Santo Amaro em uma nova Barreirinhas. Querem vender tudo aos ricos. Os turistas já não respeitam a cidade com seus veículos traçados, andam em alta velocidade e fazendo muito barulho. Imagine com estrada... Peço aos moradores que reflitam sobre isso. Toda mudança tem seu lado bom e um ruim. E vejo a estrada como o lado muito, mas muito ruim. Vão acabar com a região.

 
At dezembro 06, 2011, Anonymous Anônimo said...

óla,meu nome é adilson sou filho de santo amaro e amo muito esta cidade mavilhosa de encantos naturas,a questão é.santo amaro merece ou não merece uma estrada asfaltada???
santo amaro merece sim uma estrada diguina,para que seu povo tenha desenvolvimento e sustentabilidade, pois o povo é isolado das imformações.
acho que a gorvernadora (roseana sarney) poderia coligar santo amaro até o sangue que é um povoado onde passa a estra que liga são luis à barreirinha

 
At dezembro 09, 2011, Anonymous Anônimo said...

É muito importante o debate sobre Santo Amaro. Nunca estive lá, mas tb acho preocupante associar desenvolvimento com preservação ambiental, sobretudo no Brasil, onde as pessoas, com raras exceções, ainda não têm consciencia ecológica, colocam o progresso acima de tudo, e tanto melhor se os resultados desse progresso continuar a benefiar apenas os pequenos grupos que comandam a região ou que se apresentam com poder econômico e político capaz de manter a população local sem acesso à riqueza produzida pelo desenvolvimento. Tal população acaba sendo expulsa da própria região e mantida na pobreza.

Para não ficar apenas apresentando problemas, sugiro pois, como alternativa de acesso à cidade como menor impacto, a construção de uma estrada de ferro, onde o trem passaria a transportar tanto o turista quanto os moradores da cidade, e serviria tb para o transporte da produção local bem como dos produtos externos, e aos nativos seria concedida taxa de embarque simbólica.

 
At janeiro 26, 2012, Anonymous keila said...

Sou filha de Santo Amaro.Onde mora um povo de pouco conhecimento mas muito generoso.Alguns turistas falam da sujeira que cidade tem mas será quando eles estão os ufluindo das belezas naturais eles rem a consiencia de preservar o ambiente?adoro santo amaro principalmente no periodo de ferias.

 
At março 18, 2012, Anonymous Anônimo said...

gfhyt

 
At março 18, 2012, Anonymous Anônimo said...

trtyuy6t

 
At março 18, 2012, Anonymous Anônimo said...

Sou santoamarense, filho do saudoso
José Dias, "TULÂO" e de d. Adelice.
Durante aminha infância,brinquei às
margens do Rio Alegre, improvisando
casca de melancia como canoa. O meu
pai foi pioneiro do transporte de cargas e de passageiros do Porto do
Alegre até Ribamar,único meio de ligação Santo Amaro-São Luis. Moro
bastante tempo em São Luis.Sou fun-
cionário da prefeitura local. Sou graduado em Gestão de Recursos Hu-
manos. Fui presidente do Sindicato
dos Funcionários Município.Milito
na política de São Luís. Não vou em Santo Amaro já a algum tempo, mas esse pedacinho mais lindo do Brasil tem lugar cativo no territó-
rio do meu coração. Sobre a estra- da que liga Rosarinho à sede do Município, quero dizer que ela é importante para o desenvolvimento
da cidade. No entando, não deve ser construída sem levar em consideração a preservação do meio ambiente e nem para satiisfazer os
desejos daqueles que só pensam em
explorar as riquezas da região. Va-
mos combinar uma coisa.Este ano tem eleições municipais. Vamos votar em quem tem compromisso com o progresso de Santo Amaro.Chega de
voto de cabresto.Não sejamos mario-
netes,vamos sermanipuladores das
cordinhas de nossa história. Um forte abraço! SILVESTRE.Site:
blogdosilvestredias.blogspot.com
e-mail:jotasilvestredias@hotmail.com

 
At março 18, 2012, Anonymous Anônimo said...

Um grande abraço Silvestre. seu pai trabalhou com meu pai transportando mercadorias em barco para diversos lugares do maranhão, grandes lembranças do seu Zé tulão.

 
At abril 25, 2012, Anonymous Anônimo said...

gente o prefeito so ta esquentando a cadeira, pensa no prefeito k nao bota nem os pes na prefeitura,diz que nao vem na cidade porque o povo pedi muito isso é uma falta de respeito com o cidadao,gente que isso,a infra-estrutura da praça ta uma pocaria, meu deus,a prefeitura ta caindo ao pedaços... dentro da prefeitura tem um mapa mostrando que todas as ruas estao calsadas..gente uma grande mentira 89% nao ta calsada...e o prefeito nao toma nem um tipo de providencia, porque ele nao vem na cidade, nao bota os pes nem na camera dos veriadores..quer dizer se elegeu, nao ta nem ai pro povo,vive em sao luis parece que se elegeu la como prefeito, nunca vir aqui, e tem mais quando vem sabe o que ele faz .vai tomar uma cerveja com os amigos deputados e veriadores..é incrivel como povo nao ver isso,,santo amaro so anda pra tras que nem caranqueijo...santo amaro parece uma cidade anonima..meu povo vamos acordar..

 
At maio 03, 2012, Anonymous Anônimo said...

concordo com vc, esse Prefeito acha que o povo tem nariz de palhaço e ainda acredita nesses canalhas que durante anos, enganaram esse povo sofrido de tudo e que se algo foi feito em Santo Amaro, nao foi por nenhum prefeitinho analfa.Temos que mudar, tirar esses maconheiros e bebados da Prefeitura e colocar gente com mente sadia que realmente pensa no povo desse maravilhoso paraiso

 
At maio 04, 2012, Anonymous Anônimo said...

Estou gostando de ver o povo se manifestar. Está chegando à hora das eleições e o povo irá dá o troco nesse PREFEITO irresponsável, totalmente ausente e junto com cambada da CAÇHAÇA E MACONHA, terão o TROCO NAS URNAS.Se cuida pois o POVO está atento, Santo amaro não tem mais espaço para voçês. chega ACABOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU.

 
At maio 07, 2012, Anonymous Anônimo said...

Povo de Santo Amaro, nao se enganem, votem com consciencia, chegou a hora de eleger pessoa séria que realmente quer o protresso e o bem para esse povo simples,amigo e orfão de administrador, ou seja, que faça o melhor por eles pessoa ewm que possam confiar e tenho certeza nao os decepcionará.

 
At maio 07, 2012, Anonymous Anônimo said...

Povo de Santo Amaro, nao se enganem, votem com consciencia, chegou a hora de eleger pessoa séria que realmente quer o protresso e o bem para esse povo simples,amigo e orfão de administrador, ou seja, que faça o melhor por eles pessoa ewm que possam confiar e tenho certeza nao os decepcionará.

 
At maio 07, 2012, Anonymous Anônimo said...

onde lê-se potresso, leia-se progresso

 
At junho 30, 2012, Anonymous Anônimo said...

É facil falar de Santo Amaro sendo de fora: sua beleza, seu potencial, a necessidade de se proteger a região, a preocupação com a natureza, e outros assuntos de natureza puramente ecológica. Entretanto, tem algo que raramente é visto e lembrado pelos turista que por ali passam, e quando alguns percebem logo se esquecem: o bicho homem, o ser humano. O IDH de Santo Amaro é um dos piores do país, o povo sofrido é vítima de políticos inescrupulosos que só pensam em como tirar mais dos recursos para ali destinados. A famigerada Famíglia Sarney (isso mesmo, que lembra a da máfia italiana) já se instalou por aquelas bandas e já adquiriu inúmeras propriedades para futura exploração. A cidade é só areia, não tem calçamento, não tem saúde, não tem educação. Sinto profundo pesar por aquele povo sofrido. Mas "o nordestino é antes de tudo um forte" e ele vai sobrevivendo, mesmo sem esperança, mesmo sem condições mínimas de dignidade. Conheço um homem nascido em Santo Amaro que sonha com esse futuro melhor. Ele NUNCA teve interesse financeiro NENHUM pois é homem reto, probo, FORMADO e SEMPRE trabalhou, INCANSAVELMENTE, para não depender de ninguém. Nunca vi uma pessoa amar tanto uma cidade do tamanho de um vilarejo como ele ama Santo Amaro. Vários parentes já o induziram a largar esse sonho de fazer de Santo Amaro um lugar digno, melhor, de acabar com a safadeza, com a malandragem, com a corrupção, com a farra com o dinheiro público, revertendo esse mesmo dinheiro para o bem, para o município, levando o progresso e a dignidade sem esquecer da preservação; mas ele é OBSTINADO, ama essa terra. Sempre sugerimos: o senhor já trabalhou bastante, tem sua renda, não depende de ninguém, vá viajar, aproveitar o resto de vida que o senhor tem... mas não tem jeito, o amor por aquela população é maior. O jeito é apoiarmos essa empreitada. Que Deus o ilumine nessa árdua caminhada que hora se inicia. Estaremos do seu lado e ESPERO que o povo também o faça nas eleições desse ano. INFELIZMENTE O POVO QUE VOTA E ELEGE OS NOSSOS GOVERNANTES NÃO USA INTERNET, pois é o pobre e muitas vezes excluído digitalmente. Mas isso pode mudar. Se cada pessoa esclarecida que leu esse pequeno depoimento se comprometer em passar essa mensagem às pessoas menos favorecidas, essa informação vai chegar em quem realmente tem força para colocar um PREFEITO DECENTE NAQUELA CIDADE: O povo de Santo Amaro. Minha última pergunta: o que aqueles políticos de sempre fizeram e deixaram de legado para aquele povo? Cite alguma obra, se você se lembra...agora, vá ver as propriedades e bens desses mesmos políticos e veja aonde foi parar o dinheiro de Santo Amaro. Se alguém quer saber mais sobre Santo Amaro nos contate: cap.valente@hotmail.com

 
At junho 30, 2012, Anonymous Anônimo said...

Santo Amaro - MA está vivendo dias de esperança... não deixe essa chama se apagar. VOTE CONSCIENTE E NÃO PENSANDO NO QUE VOCÊ VAI GANHAR, SE UM PUNHADO DE TELHAS OU UM SACO DE CIMENTO...PENSE GRANDE, PENSE NA CIDADE E NA SUA POPULAÇÃO. É possível preservar a natureza e gerar renda para aquela população sofrida. É possível construir hospitais, escolas, cooperativas e fábricas com o dinheiro que é enviado pelo Governo Federal religiosamente. A nossa constituição deu uma força inimaginável para os Municípios da nação, basta estudar e ver as possibilidades. Vejam bem: barreirinhas, que é infinitamente mais distante de Santo Amaro em relação à São Luís, recebe mais de 90% de todo o turismo relacionado aos LENÇÓIS MARANHENSES, que, diga-se de passagem, a área de preservação é limítrofe ao município de Santo Amaro, que desagua dentro das lagoas. Tudo isso graças aos interesses políticos que alijaram Santo Amaro do progresso, beneficiando exclusivamente o município irmão, Barreirinhas, o primo rico. ACORDA POVO MARANHENSE, POVO DE SANTO AMARO-MA, EXISTE VIDA FORA DO VOTO DE CABRESTO!!! Mande sua sugestão: email: anti-corrupto@bol.com.br

 
At junho 30, 2012, Anonymous Anônimo said...

amigo Capvalente, de quem vc está falando? pois se esse homem é tudo isso, pois tem muitas pessoas que amam Santo Amaro de Paixão, darei o maior apoio, pois nosso querido santom amaro, nao precisa, necessita de pessoa como esse que ama e deseja o melhor para o nosso povo que estáatualmente nas mãos de um "forasteiro" que chegou de mansinho e enganou todos com promessas, mentiras, fazendo benfeitorias somente para ele e aosfilhos (secretários) será que ninguem sabe o que é "nepotismo" e porque será que nao denunciam ao Ministério Público. Vamos parar com essas barbaridades desse "aanalfa e incompetente".

 
At junho 30, 2012, Anonymous Anônimo said...

CAP.VALENTE,TENHA CERTEZA DE UMA COISA.NESTA ELEIÇÃO O POVO DE SANTO AMARO IRÁ VOTAR CONSCIENTE, POIS JÁ ESTÁ PROVADO DE QUE O ATUAL PREFEITO NÃO TEVE COMPETÊNCIA PARA ADMINISTRAR O MUNICÍPIO.O LEMA É; O BEM VENCERÁ O MAL.TCHAU CHICO...........................................................................................................................................................................VC VAI A MAIOR DERROTA DA HISTÓRIA

 
At julho 09, 2012, Anonymous Anônimo said...

"gente", qdo fiquei sabendo da trairagem que o senhor excelentissimo prefeito e o DD.Secretario Davi, fizeram com a Secretária da Educação, nao acreditei, quem diria que fossem fazer isso, até pelo que ela fazia pelos dois, mas é assim mesmo, onde de nao se espera é que sai a "traição"

 
At julho 12, 2012, Blogger Luciano Valente said...

Santo Amaro é um lugar único, mas a falta de políticas públicas e o descaso dos governantes deixam todo o seu potencial e sua população às margens do desenvolvimento e em condições de vida degradantes. Acesse: santoamaro-maranhao.blogspot.com.br/ e saiba mais.

 
At julho 13, 2012, Blogger Unknown said...

Linda cidade, com belezas naturais. Diferentes de outras q já foram destruídas pelo turismo. Quero muito conhecer Santo Amaro-MA. Sou de Belo Horizonte- MG.

 
At julho 22, 2012, Anonymous Anônimo said...

sou de santo amaro nasci em espigao um lugar lindo e mais falar de santo amaro nao e faciel qto a estrada eu sou contra sim pq? nao deixar como estar e um lugar lindo maravilhoso com suas culturas sua gente assim e bem melhor a viagem e uma aventura e emocionante..pq? nao melhor a saude a eduçaõ a populaçao precisa e disso...

 
At julho 22, 2012, Anonymous Anônimo said...

nasci aqui santo amaro e lindo e nao precisa de turistas para levar sujeiras p os rios dunas e estradas observem a quantidade de lixo na estrada e principalmente nos feriados o rio fica com mto lixo sacos plasticos e latas de serveja etc... deveria todos fazerem era um chamado com urgencia ao prefeito para que limpe as sujeiiras deixadas pelos turistas farofeirosss a estrada nao e melhorias a população

 
At julho 31, 2012, Blogger Luciana Alves said...

será que aí nessa linda cidade tem lugar para uma Pedagoga/Psicopedagoga de BH/MG? Gostaria muito de ir morar em santo Amaro /MA.

 
At agosto 01, 2012, Anonymous Anônimo said...

Claro que tem, o povo de Santo Amaro estará te esperando de braços abertos. No próximo governo haverá concurso e contamos com sua colaboração.

 
At agosto 01, 2012, Blogger Luciana Alves said...

Muito obrigada pelo apoio. Com certeza estarei atenta aos noticiários de concurso e farei sim. Vou ver quando irei conhecer Santo Amaro. Att... Luciana

 
At setembro 10, 2012, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de saber como é que está a estrada para santo amaro, pois estarei indo para santo amaro em janeiro.

 
At setembro 10, 2012, Anonymous Anônimo said...

Gostaria de saber como é que está a estrada para santo amaro, pois estarei indo para santo amaro em janeiro.

 
At outubro 31, 2012, Anonymous Anônimo said...

É verdade que estão tentando subornar o veto do miroca, para que ele não denuncie a compra de votos que houve nas eleições de santo amaro.

 
At janeiro 24, 2013, Anonymous fatima said...

e ai cade a prefeita

 
At fevereiro 20, 2013, Anonymous Anônimo said...

vc perguntou cade a prefeita? a última noticia que tive dela, foi que a mesma estava completamente bebada no bloco do "ticomia", alás, uma palavra bem sugestiva, para o bom entendedor, meia palavra basta, mas eu estou adorando essa mulher, porque ela está colocando as pessoas que o apoiaram no seu devido lugar, ou seja, no lago do guapiriba, onde as traíras estavam em extinção e agora estão novamente desovando, voces sabem do que estou falando.
comedor de traíras

 
At fevereiro 20, 2013, Anonymous Anônimo said...

quem tiver algum comentário que faça agora

 
At fevereiro 26, 2013, Anonymous Anônimo said...

muito bom seu comentário a respeito das TRAIRAS...

 
At março 16, 2013, Anonymous Anônimo said...

É verdade que a prefeita CACHAÇEIRA deu um pé na bunda do chico moura e seus capachos!

 
At março 27, 2013, Anonymous Anônimo said...

Lamento informar que os trabalhos para a estrada de santo amaro, começarão em setembro e a previsão é terminar em abril de 2014.

 
At abril 12, 2013, Blogger Sara said...

Um lugar para se divertir com a família, eu tive a sorte de ir no ano passado para passar minhas férias lá e gostei muito especialmente a oferta de alimentos é em Santo Amaro

 
At maio 07, 2013, Anonymous Anônimo said...

olá meu nome é edson filho,sou filho do edson da boa vista, moro em manaus mais visito o meu pai todo ano,sobre a cachaça da prefeita eu não posso falar nada por que sou um cachaceiro tambem,mais fica o meu repudio contra a educação,estive lá em boa vista no mês abril as aulas ainda não tinham iniciado. segundo ela só em junho porque o anexo com duas salas não estava com a cobertura pronta e a prefeitura não tinha recurso,que vergonha para acabar a obra não se gasta mais nem (dez mil reais) se eu tivessi bebido umas cachaças a mais eu ia terminar a obra e doar de presente para a preitura.

 
At maio 11, 2013, Anonymous Anônimo said...

Caro Edson!assim como vc tem muita gente indignada com esta administração. infelismente na última eleição ocorreu mais um fato lamentável, que foi a compra de votos. então o povo tem mais que se ferrar. Agora eu te pergunto o que a prefeita está fazendo com mais de 2.000.000,00 (dois milhões) isso mesmo mais de dois milhões é a verba que chega para santo amaro do maranhão por mês. E aí ???

 
At julho 04, 2013, Anonymous Anônimo said...

Olá pessoal,

Meu nome é Níédja e estive em Santo Amaro em maio deste ano, fiquei estasiada com a beleza dos lençóis. A Cidade de Santo Amaro é igual as demais cidades dos interiores desse país imenso. Temos aqui em pernambuco várias histórias semelhante a que vocês estão vivenciando. Varias praias de difícil acesso e era maravilhosa, hoje, após asfaltada está entregue a usuários de droga e a prostituição. Não quero afirmar com isso, que os moradores não tenham o direito a melhorias, o que está faltando do meu ponto de vista é investimento do poder público. Porque não construir um hospital que atenda a população e educação? Nos dias atuais, o que mais temos é o ensino a distancia espalhados país a fora,se houvesse investimentos na área do turismo, certamente iria haver uma renda familiar bem melhor do que existe hoje. Confesso, que algumas situações me deixou até constrangida como por exemplo na pousada em que eu estava hospedada tive que ir a um mercadinho e comprei sardinha e ovos para comer, sem falar da água de poço que estava bebendo, cheguei a pensar que não existia água potável adoeci, voltei antes da data prevista. Como receber turistas não só do brasileiro , como de outras partes do mundo se não se recebe bem? Essas pessoas necessitam de treinamento, está faltando olhos para esse lugar e não asfalto.
Niedja Barros

 
At julho 04, 2013, Anonymous Anônimo said...

Muito bom seu comentário a respeito da estrada, pois com certeza santo amaro irá se transformar com os problemas que a estrada irá trazer...

 
At julho 25, 2013, Anonymous Anônimo said...

Será que a estrada vai sair, ou vai ficar só na promessa.

 
At fevereiro 16, 2014, Anonymous carllos cruz said...

O pensamento dessas pessoas q não querem a pavimentação da estrada de santo Amaro é um pensamento totalmente egoísta. A maioria dos que pensam assim, São aqueles que possuem toiotas Bandeirantes e exploram essa atividade(transporte de passageiros), a minoria. Essas pessoas fazem a cabeça do povo, contam mentiras, para q o povo não aceite a tão sonhada estrada! Santo do irá crescer de verdade depois da pavimentação da estrada daquele lugar!Um

 
At fevereiro 18, 2014, Blogger Jorge Antonio de Sousa said...

É o mais puro egoismo querer guardar a cidade do jeito que esta só para dar um pulinho lá de vez em quando. Imagine agora, pessoas doentes, necessitando de assistência médica urgente, tendo de sair sacolejando pela madrugada no transporte precário e que quase não existe? Morte na certa. E isso é o que mais acontece.
Sou favorável ao asfaltamento. chega de isolamento e sofrimento desse povo. O asfalto vai melhorar o turismo sim e vai trazer mais renda e diminuir o custo de vida na acidade.

 
At abril 12, 2014, Anonymous Anônimo said...

Jorge não é questão de egoísmo, é questão de preservação daquele lugar lindo e maravilhoso. não fale besteiras dizendo que a estrada irá melhorar a situação do povo de santo amaro. o que falta é uma boa administração por parte da prefeita. pois existem muitos lugares que hoje sobrevivem do ecoturismo sustentável preservando o meio ambiente.

 
At fevereiro 04, 2016, Blogger Janete Ataide said...

Hola! María de Fátima Bruzaca Abrahao. Acho que somos parentes. Ha anos busco resgatar a historia do meu avo. Que se chamava Jorge Abrahao. Por favor se sabe de algo entre em contato comigo. 99 9 9218 8000 meu nome eh Janete Ataide

 
At junho 27, 2016, Anonymous Anônimo said...

ola janete

 
At julho 07, 2016, Anonymous Anônimo said...

OLA JANETE, TUDO BEM, VI O SEU COMENTÁRIO DE QUE PODEMOS SER PARENTES, POIS TEMOS O AVO COM O MESMO NOME. JÁ TENTEI TELEFONAR PARA VC, MAS NAO CONSEGUI. MANDE OUTRO COMENTÁRIO

 
At agosto 03, 2016, Anonymous Anônimo said...

Vou com frequência em Santo Amaro,mas precisamente em Travosa.Minha falecida avó era natural de lagoa do Caço e viveu uma parte de sua vida em Travosa e a outra em Primeira Cruz.Adquiri um imóvel em Travosa e penso em estar lá com mais frequência,porem acho que uma estrada vai acabar com aquele santuário principalmente se a administração não executar projetos de turismo e preservação... eu sou egoísta e detesto pensar que um lugar lindo como aquele..um paraíso de verdade pode ser degradado como quase tudo que o homem toca.

 
At setembro 21, 2016, Anonymous Anônimo said...

a estrada hj tem 33 km de barro podendo ir em qualquer veiculo sem problema. Importante saber que a estrada na vai ate a cidade, vc tem que deixar o veiculo em um estacionamento ha 01 km $10/dia. Dai pra frente só de 4x4 $5,00/pessoa.

 
At setembro 29, 2016, Blogger Unknown said...

Bom dia,
Vi no ultimo comentario que ja' existe 33 km de estrada de barro. Depois desse trecho de barro quantos kms faltam para chegar a Santo Amaro. Com veiculo 4x4 particular consegue-se chegar?
Desde ja' agradeco.
Monica

 

Postar um comentário

<< Home